quarta-feira, 23 de maio de 2012

Pão de banana (com fermento biológico)



Pão de banana (com fermento biológico)
- xícara medidora de 240ml

2 colheres (chá) de fermento biológico seco
3 colheres (sopa) de açúcar
¾ xícara (180ml) de água morna
3 xícaras (420g) de farinha de trigo comum
1 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) - 56g – de manteiga sem sal, amolecida
¼ xícara de leite em pó desnatado
1 banana madura, amassada

Coloque o fermento na tigela da batedeira (ou numa tigela grande, caso vá sovar). Adicione 1 pitada do açúcar e a água morna, misturando bem. Reserve até espumar.
Junte a farinha, o sal, o açúcar restante, a manteiga, o leite em pó e a banana e misture usando o batedor em forma de gancho ou sove até obter uma massa homogênea e macia – 5 minutos com a batedeira foram suficientes. Não acrescente farinha em excesso, ou o pão vai ficar duro e seco.
Coloque a massa numa tigela grande untada com óleo e cubra com filme PVC ou plástico. Deixe crescer por 1 hora e meia, ou até dobrar de volume.

Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada e sove por 10 segundos. Corte em 8 partes iguais e forme bolinhas com cada uma delas.
Unte com manteiga uma forma redonda de 25cm e coloque as bolinhas de massa nela, formando um círculo. Cubra com um pano de prato limpo e deixe crescer novamente, por 1 hora.

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Asse o pão por 35-40 minutos, até dourar. Se a superfície do pão começar a dourar depressa demais, cubra com papel alumínio.

Retire do forno e coloque a assadeira sobre uma gradinha até esfriar completamente. Desenforme o pão

Rend.: 8 pãezinhos

Pão de maçã




Pão de maçã
- xícara medidora de 240ml

1 ¾ xícaras (245g) de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de açúcar refinado
1 colher (chá) de fermento biológico seco
1 ovo
½ xícara (120ml) de leite integral morno
2 colheres (sopa) – 28g –de manteiga sem sal, amolecida
2-3 maçãs – usei Gala
1/3 xícara (67g) de açúcar demerara
½ xícara (120ml) de creme de leite fresco, batido em picos suaves

Coloque a farinha, o sal, o açúcar e o fermento numa tigela. Num potinho, misture o leite e o ovo com um garfo e junte aos ingredientes secos na tigela. Acrescente a manteiga e vá sovando até obter uma massa homogênea e espessa – fiz isso na Kitchen Aid usando o batedor em formato de pá. Transfira a massa para uma tigela untada com manteiga, vire-a para untar os dois lados, cubra com filme plástico e deixe crescer em um lugar livre de correntes de ar por 30 minutos. Dê uma batidinha no centro da massa para extrair o ar e então a pressione numa forma de torta ou flan de 22cm de diâmetro untada com manteiga. Cubra com filme plástico e deixe crescer mais 30 minutos (a massa vai estufar levemente).

Pré-aqueça o forno a 225°C. Descasque as maçãs, retire os miolos, cabinhos e sementes e corte-as em 8 fatias cada. Pressione as fatias de maçã na massa, afundando-as. Polvilhe com o açúcar demerara e coloque a forma dentro de uma assadeira. Asse por 10 minutos, reduza o forno para 200°C e espalhe o creme de leite sobre as maçãs. Asse por mais 20 minutos ou até dourar – a superfície vai caramelizar levemente e o pão vai estar macio. Sirva morninho.

Rend.: 4 porções

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Rugelach



Rugelachdo delicioso Sarabeth's Bakery: From My Hands to Yours

Massa:

1 xícara (226g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente, em cubinhos
226g de cream cheese, amolecido
2 colheres (sopa) de açúcar cristal
½ colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal
2 ¼ xícaras (315g) de farinha de trigo
aproximadamente ½ xícara de geléia de framboesa ou damasco

Recheio:
¼ xícara (28g) de pecãs, bem picadinhas
1 colher (sopa) de açúcar cristal
1 colher (sopa) de açúcar mascavo claro – aperte-o na colher na hora de medir
½ colher (chá) de cacau em pó, sem adição de açúcar
½ colher (chá) de canela em pó

Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga e o cream cheese até misturá-los, raspando as laterais da tigela uma ou duas vezes. Junte o açúcar, a baunilha, o sal e bata. Reduza a batedeira para a velocidade baixa e acrescente 1 ¼ xícaras da farinha, misturando apenas até incorporar. Junte a farinha restante e misture – não misture demais.
Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada. Com as mãos enfarinhadas, sove gentilmente a massa por aproximadamente 10 segundos. Divida a massa em três partes iguais e forme com cada uma delas um disco de 2,5 de espessura. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira até firmar, cerca de 2 horas.

Recheio: em uma tigelinha, misture bem as pecãs, os açúcares, o cacau e a canela. Reserve.

Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras grandes com papel alumínio.
Usando um disco de massa por vez (mantenha os outros na geladeira), desembrulhe e coloque sobre uma superfície levemente enfarinhada. Polvilhe levemente com farinha e abra com o rolo até obter um círculo de 32cm de diâmetro. Com uma espátula pequena ou as costas da colher, espalhe cerca de 2 colheres (sopa) da geléia sobre a massa, deixando uma borda de 2,5cm sem geléia. Polvilhe a geléia com cerca de 2 colheres (sopa) do recheio de pecãs. Com um cortador de pizza ou faca afiada, corte o círculo de massa em quatro partes, e então corte cada parte em três fatias triangulares (como se fosse uma pizza), conseguindo 12 fatias em um círculo de massa.
Um a cada vez e começando pelo lado mais largo, enrole os triângulos de massa como se fosse um mini rocambole, sem pressionar muito para que o recheio não vaze. Tente manter a parte exterior dos biscoitinhos livre de recheio, pois a geléia pode queimar. Coloque-os nas formas preparadas, deixando 2,5cm de distância entre um e outro e entorte levemente as extremidades de cada biscoitinho (como se fosse um croissant). Limpe as pontas dos dedos antes de enrolar cada biscoitinho, para que resquícios do recheio do anterior não grude nos próximos biscoitos. Repita o processo com os outros dois discos de massa.
Asse até que dourem levemente, cerca de 30 minutos. Deixe esfriar completamente nas assadeiras.

Rend.: 3 dúzias de biscoitos

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Bolinhos de coco e limão siciliano



Bolinhos de coco e limão siciliano
- xícara medidora de 240ml

Bolinhos:
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
¾ colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 ¼ xícaras (250g) de açúcar cristal
1 xícara (100g) de coco em flocos adoçados
2 ovos grandes
1 xícara (240ml) de leite de coco
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, derretida e fria
raspas da casca de 2 limões sicilianos
½ colher (chá) de extrato de baunilha

Calda:
½ xícara + 2 colheres (sopa) - 124g - de açúcar cristal
1/3 xícara (80ml) de suco de limão siciliano
¼ xícara (60ml) de água

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga oito forminhas de muffin ou mini bolo com capacidade para ¾ xícara (180ml) cada*.
Peneire a farinha, o fermento e o sal em uma tigela grande. Junte o açúcar e o coco. Em uma tigelinha bata os ovos ligeiramente com um garfo, e em seguida junte o leite de coco e a manteiga, misturando bem para homogeneizar. Junte as raspas de limão e a baunilha. Despeje os ingredientes líquidos de uma vez sobre os secos e misture com uma colher de pau apenas até incorporar.
Divida a massa entre as forminhas preparadas e asse por 30-35 minutos ou até que cresçam e dourem nas extremidades (faça o teste do palito).
No finalzinho do tempo de forno, prepare a calda: em uma panelinha, junte o açúcar, o suco e a água e leve ao fogo baixo, mexendo até dissolver o açúcar. Aumente o fogo para médio e deixe ferver. Ferva por 6-8 minutos o até a calda engrossar ligeiramente. Retire do fogo e reserve (a calda deve ser derramada sobre os bolinhos quando ambos estiverem quentes).
Transfira as formas para uma gradinha e deixe esfriar por 10-12 minutos. Com jeitinho, remova os bolinhos das formas e então os retorne para elas (isso é para assegurar que eles não grudem nas formas depois de serem banhados com a calda). Com um palito de dentes, faça furinhos em todos os bolinhos. Derrame a calda sobre os bolinhos e então deixe esfriar completamente.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Torta Caprese

Ingredientes

Para a torta:

375 de massa folhada pronta
1 ovo batido
4 tomates maduros
3 bolas de mussarela de búfala ou 4 de mussarela comum
125 g de geleia de cebola (*)
azeite de oliva extra virgem
manjericão fresco picado
sal
pimenta-do-reino

(*) Para a geleia de cebola:

40 ml de azeite de oliva
3 cebolas grandes cortadas em rodelas
60 ml de verjus (um suco acre de uvas ainda verdes) ou vinagre de vinho branco
1 colh (sopa) de açúcar mascavo
40 ml de vinagre balsâmico
2 colh (sopa) de xarope de groselha

Modo de preparo

A geleia de cebola:

1. Em uma frigideira, aqueça o azeite em fogo brando. Acrescente as rodelas de cebola e deixe cozinhar por 10 minutos, ou até amolecerem. Aumente um pouco o fogo e deixe cozinhar até tomar cor.
2. Adicione o verjus (ou vinagre) e o açúcar mascavo. Cozinhe até absorver todo o líquido. Junte o vinagre balsâmico e a groselha e deixe no fogo até obter consistência de geleia.

A massa:

1. Pré-aqueça o forno a 200ºC.
2. Forre uma assadeira com papel-manteiga.
3. Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada formando um retângulo de 30 cm x15 cm. Coloque na assadeira, pincele com o ovo batido e faça furinhos com um garfo. Leve à geladeira por 30 minutos (o resfriamento evita que a massa encolha).
4. Deixe a massa assar na parte central do forno, por 20-25 minutos, até dourar e começar a abrir. Ela pode ser assada com antecedência e mantida em temperatura ambiente, até o momento de usar.

Montagem e finalização:

1. Pouco antes de servir, corte os tomates e a mussarela em fatias de 0,5 cm de espessura.
2. Espalhe a geleia de cebola sobre a massa, que pode quebrar e se desfazer um pouco.
3. Arranje duas fileiras com as fatias de tomate e de mussarela alternadas e regue com um fio de azeite.
4. Leve novamente ao forno pré-aquecido por 5 minutos, no máximo, somente para aquecer.
5. Salpique com manjericão e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Bolo de Maçãs Carameladas




Bolo de Maçãs Carameladas
Ingredientes


Para as maçãs carameladas
4 maçãs Gala (sem casca, sem sementes, cortadas em oito)
75 g de açúcar refinado
50 g de manteiga sem sal
2 favas de baunilha (abrir ao meio e usar as sementinhas)
2 col. de chá de suco de limão Siciliano

Para a massa
150 g de manteiga sem sal
150 g de açúcar refinado
150 g de farinha de trigo
75 g de farinha de amêndoas
1 ½ col. de chá de fermento químico em pó
3 ovos caipiras inteiros
Raspas de 1 limão Siciliano
1 col. de sopa de rum

Modo de preparo

Maçãs carameladas

1. Derreta a manteiga já na assadeira que irá ao forno.
2. Adicione o açúcar, o suco de limão e a baunilha.
3. Junte as maçãs e cozinhe-as, em fogo baixo, até que fiquem macias e o caramelo adquira um tom âmbar.

Massa
1. Na batedeira, bata a manteiga, as raspas de limão e o açúcar até obter um creme claro e leve.
2. Junte os ovos um a um. Bata bem após a adição de cada um.
3. Fora da batedeira, incorpore a farinha de trigo, a farinha de amêndoas, o fermento e o rum.
4. Verta a massa sobre as maçãs e asse em forno quente até que a massa esteja dourada.
5. Desenforme o bolo ainda quente.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Muffins de canela com farofinha de canela






Muffins de canela com farofinha de canela
- xícara medidora de 240ml

Farofinha:
½ xícara (70g) de farinha de trigo
½ xícara (88g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
1 colher (chá) de canela em pó
5 colheres (sopa) - 70g - de manteiga sem sal, gelada e em cubinhos

Muffins:
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
½ xícara (100g) de açúcar refinado
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 colheres (chá) de canela em pó
¼ colher (chá) de sal
¼ xícara (44g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, derretida e fria
2 ovos grandes
¾ xícara (180ml) de leite integral
¼ colher (chá) de extrato de baunilha

Pré-aqueça o forno a 190°C. Unte com manteiga ou forre com forminhas de papel uma forma de muffin com 12 cavidades. Coloque a forma numa assadeira rasa.

Comece pela farofinha: misture a farinha, o açúcar mascavo e a canela numa tigelinha. Junte a manteiga e incorpore, usando as pontas dos dedos, até a mistura ficar com textura de farofa grossa. Leve à geladeira até o momento de usar.

Agora, os muffins: numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o fermento em pó, a canela e o sal. Junte o açúcar mascavo e misture até desfazer todos os carocinhos. Numa jarrinha medidora ou outra tigelinha, misture bem com um garfo ou fuê a manteiga derretida, os ovos, o leite e a baunilha. Despeje os líquidos nos ingredientes secos e misture levemente com um garfo – não misture demais ou os muffins ficarão duros; a massa de muffin não fica homogênea e lisa como massa de bolo.
Transfira para as forminhas preparadas e salpique com a farofinha. Pressione levemente a farofinha na massa com as pontas dos dedos.
Asse por cerca de 20 minutos ou até que cresçam e dourem (faça o teste do palito). Transfira a forma para uma gradinha, espere 5 minutos e então remova com cuidado os muffins.

Rend.: 12 unidades –

terça-feira, 8 de maio de 2012

Bolo de Santa Rita ( Bolo de Amendoas )



Para lembrar o Dia de Santa Rita de Cássia, comemorado em 22 de maio, freiras portuguesas criaram um bolo de amêndoas que leva o nome da religiosa, canonizada em 1900 pelo papa Leão 13.
Também conhecido como bolo de amêndoas do convento da Vidigueira, o quitute é feito com uma massa preparada à base de farinha de amêndoas. Ao final, o bolo é polvilhado com açúcar e é decorado com amêndoas sem pele.
Santa Rita de Cássia é padroeira das causas impossíveis e protetora das mulheres que sofrem maus-tratos dos maridos.


Bolo de Santa Rita ( Bolo de Amendoas )



INGREDIENTES

500g de açúcar
500g de amêndoas trituradas
6 ovos inteiros
6 gemas
100g de farinha de trigo
1 colher (chá) de canela em pó
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro para polvilhar
PREPARO
Com uma colher de pau, bata muito bem o açúcar, as amêndoas, os ovos inteiros e as gemas
Junte a canela em pó e bata um pouco mais
Adicione a farinha de trigo e misture bem, sem bater
Deixe a massa descansar por cerca de 30 minutos
Depois, coloque-a numa forma untada e polvilhada com farinha e leve-a para assar em forno preaquecido por aproximadamente 15 minutos
Desenforme e, depois de frio, polvilhe com açúcar de confeiteiro

Sopa de tomates assados com pesto




700g de tomates italianos maduros (cerca de 6 tomates grandes)
2-3 colheres (chá) de azeite de oliva extra-virgem
sal e pimenta do reino moída na hora
5-6 galhinhos de tomilho fresco
1 colher (sopa) de azeite de oliva
½ cebola grande, bem picadinha
1 dente de alho graúdo, bem picadinho
1-2 colheres (sopa) de pesto

Pré-aqueça o forno a 200°C. Forre uma assadeira com papel alumínio (uma assadeira em que caibam todos os tomates).
Corte os tomates ao meio no sentido do comprimento e coloque-os na assadeira com o lado cortado para cima. Regue com o azeite extra-virgem e salpique com o sal, a pimenta e o tomilho. Asse por 45-50 minutos ou até que os tomates estejam macios. Deixe esfriar até que consiga manipulá-los.
Em uma panela média, aqueça o azeite em fogo médio-alto. Junte a cebola e refogue até que fique transparente. Acrescente o alho e refogue até perfumar. Enquanto isso, usando uma colher, remova as sementes dos tomates. Pique-os grosseiramente e acrescente-os à panela, junto com o açúcar. Cozinhe, misturando ocasionalmente, até que os tomates aqueçam e fiquem ainda mais macios. Tempere com sal e pimenta. Transfira a mistura para um liquidificador e bata até obter um creme homogêneo (sem tampar totalmente ou o copo pode estourar), acrescentando um pouquinho de água se necessário. Divida a sopa em tigelas e cubra com um pouquinho de pesto. Sirva.

Rend.: 2 porções

segunda-feira, 7 de maio de 2012





Bolo de amêndoa com calda de maracujá
- xícara medidora de 240ml

Bolo:
¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, amolecida
85g de açúcar demerara
85g de açúcar cristal (eu uso orgânico)
2 ovos grandes (eu uso orgânicos)
1 colher (chá) de extrato de baunilha
85g de farinha de trigo
85g de farinha de amêndoa
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
3 colheres (sopa) de leite integral, temperatura ambiente

Calda de maracujá:
½ xícara (120ml) de polpa de maracujá
3 colheres (chá) de açúcar cristal

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma forma de bolo inglês de 20x10cm com manteiga, forre-a com papel manteiga e unte o papel também.
Na tigela grande da batedeira, bata manteiga e os açúcares até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Acrescente a baunilha.
Peneire a farinha de trigo, a farinha de amêndoa, o fermento e o sal sobre a massa e misture gentilmente com uma espátula de silicone. Junte o leite.
Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície. Asse no centro do forno até que o bolo cresça e doure, aproximadamente 40 minutos (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha, por 20 minutos – enquanto isso, prepare a calda: reserve 1 colher (sopa) da polpa do maracujá. Coloque a polpa restante em um processador de alimentos ou liquidificador e bata para extrair o máximo de suco possível da polpa. Passe por uma peneira fina direto para uma panelinha. Junte o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo até dissolver o açúcar. Retire do fogo.
Com jeitinho, desenforme o bolo e retire o papel manteiga. Coloque o bolo em uma gradinha e fure-o diversas vezes com um palito de madeira longo ou um espaguete seco. Imediatamente derrame a calda sobre o bolo de maneira uniforme. Espalhe as sementes reservadas sobre o bolo e deixe esfriar antes de servir.

Rend.: 8-10 porções

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Focaccia de tomates cereja e tomilho




Focaccia de tomates cereja e tomilho
- xícara medidora de 240ml

2 colheres (chá) de açúcar cristal, de preferência orgânico
1½ colheres (chá) de fermento biológico seco
500g de farinha de trigo comum
100ml de azeite de oliva extra-virgem + um pouquinho extra para regar a focaccia
¾ colher (chá) de sal comum
200g de tomates cereja, cortados ao meio no sentido do comprimento
5-7 galhinhos de tomilho fresco
sal marinho* (tipo Maldon) e pimenta do reino moída na hora

Na tigela grande da batedeira planetária misture o açúcar, o fermento biológico e ¼ xícara (60ml) de água morna. Reserve até borbulhar (5 minutos). À tigela adicione a farinha, o azeite, o sal comum e 200ml de água em temperatura ambiente. Com o batedor em formato de gancho, sove a mistura até obter uma massa homogênea e elástica (4-5 minutos). Transfira para uma tigela grande levemente pincelada com óleo, cubra com filme plástico e deixe em um lugar livre de correntes de ar até dobrar de volume (1 hora). Forre uma assadeira grande com papel alumínio e pincele o papel com óleo ou azeite.
Transfira a massa para a forma preparada e, usando as mãos, formate-a em um retângulo de aproximadamente 22x27cm. Cubra com um pano de prato limpo e seco e deixe crescer novamente até dobrar de volume (20-30 minutos).
Pré-aqueça o forno a 200°C. Pressione os tomates na massa, deixando o lado cortado virado para cima. Salpique os galhinhos de tomilho sobre a massa, regue com azeite e tempere com o sal marinho e a pimenta-do-reino. Leve ao forno até dourar e assar por dentro, 15-18 minutos. Transfira para uma gradinha e deixe esfriar.

* caso não tenha esse tipo de sal à mão use sal grosso triturado até ficar em flocos

Rend.: 6 porções


Pizza de mozarela de búfala, alcachofra e limão siciliano
- xícara medidora de 240ml

Massa:
1 colher (chá) de fermento biológico seco
1 pitada de açúcar
2/3 xícara (160ml) de água morna
1 colher (sopa) de azeite extra-virgem
1 ¾ xícaras + ½ colher (sopa) - 250g - de farinha de trigo comum
1 colher (chá) de sal

Cobertura:
1/3 xícara de molho de tomate (ou mais, se gostar)
200g de mozarela de búfala, ralada no ralador grosso
6-8 corações de alcachofra em conserva, drenados e cortados ao meio no sentido do comprimento
raspas da casca de 1 limão sicliano
folhinhas de manjericão fresco

Massa: coloque o fermento e o açúcar em uma tigela média. Junte a água e misture com um garfo para dissolver o fermento. Reserve por 2-3 minutos ou até que o fermento espume. Adicione o azeite, a farinha e o sal e misture para incorporá-los. Transfira a massa para uma superfície limpa e seca (não é preciso enfarinhar) e sove até obter uma massa homogênea e elástica (acrescente farinha caso seja necessário, mas evite fazê-lo em excesso ou a massa ficará dura). Forme uma bola com a massa. Unte levemente com azeite a mesma tigela e transfira a massa para ela. Cubra com filme plástico e deixe crescer em um lugar quentinho por 45-60 minutos.
Pré-aqueça o forno a 250°C. Com as mãos, abra a massa em um círculo e transfira para uma assadeira grande, de beiradas baixas*. Espalhe o molho de tomate sobre a massa e cubra com a mozarela. Arrume as alcachofras sobre o queijo e salpique com as raspas de limão. Asse até dourar, 20-25 minutos. Salpique com as folhinhas de manjericão e sirva.

* sempre coloco a assadeira para aquecer no forno um bom tempo antes de preparar a pizza; retiro do forno e coloco a massa sobre ela (que estará bem quente). Rapidamente espalho o molho e a cobertura sobre a massa e volto ao forno – isso funciona bem (não tenho pedra de pizza) e a massa não fica encharcada

Rend.: 4 porções

Torta de ricota e feta



Torta de ricota e feta- xícara medidora de 240ml

Massa:
1 ¼ xícaras + 1 colher (sopa) - 185g - de farinha de trigo
1 pitada de sal
½ xícara + ½ colher (sopa) - 120g - de manteiga sem sal, gelada e em cubinhos
½ xícara (50g) de parmesão ralado bem fininho
2 colheres (sopa) de creme azedo (sour cream)*
2 gemas

Recheio:
230g de ricota
50g de queijo feta, esmigalhado
1 ovo
1 dente de alho, amassado
1 colher (chá) de mostarda de Dijon
raspas da casca de 1 limão siciliano
sal e pimenta do reino moída na hora

Prepare a massa: coloque a farinha, o sal, a manteiga e o parmesão no processador de alimentos e pulse até obter uma farofa grossa. Junte o creme azedo e as gemas e processe por 1-2 minutos ou até que uma massa comece a se formar. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos.
Unte levemente com manteiga uma forma de torta de 24cm de diâmetro. Abra a massa entre dois pedaços de papel manteiga levemente enfarinhados até conseguir um círculo de aproximadamente 30cm de diâmetro. Forre a forma com a massa deixando uma sobra de massa de 5cm, formando uma borda. Reserve.
Pré-aqueça o forno a 200°C. Em uma tigela, junte a ricota, o feta, o ovo, o alho, a mostarda e as raspas de limão siciliano e misture bem. Espalhe o recheio na base da massa e dobre as bordas sobre ele, formando uma tampa parcial da torta**. Asse por 25-30 minutos ou até dourar.

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem cremoso – leve à geladeira para ficar mais espesso ainda)

** tive problema na hora de moldar as bordas da massa, por isso, remove o excesso de massa rente à borda da forma e cortei flores com ela, usando um cortador de biscoito. Arrumei a massa cortada sobre o recheio e assei a torta normalmente

Rend.: 4 porções