quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Cultura historia e claro comida, Bolo Souza Leão.

O Bolo Souza Leão nasceu em terras pernambucanas há 150 anos, pelas mãos de D. Rita de Cássia Souza Leão Cavalcanti. Essa receita vive até hoje como prova do poder que os engenhos e o açúcar tiveram sobre uma nação. Hoje, o Bolo Souza Leão é patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Pernambuco.

Preparando esse bolo, tentei imaginar os braços fortes das escravas negras, a subserviência a qual eram submetidas, o poder dos senhores de engenho e das sinhás em meados do séc. XIX. O Bolo Souza Leão nos permite reviver um passado de influências portuguesas na doçaria e as suas conseqüentes e obrigatórias adaptações desencadeadas pelo uso de nossos produtos regionais.

D. Rita de Cássia usou a massa de mandioca no lugar da farinha de trigo, optou pelo uso da manteiga preparada no próprio engenho no lugar da manteiga francesa e o leite de coco substituiu o leite de vaca.

Como diz Caloca Fernandes, o Souza Leão "é o bolo mais famoso do Brasil, verdadeira lenda da nossa doçaria tradicional".

A receita original, como era preparada por D. Rita de Cássia, talvez esteja perdida, pois cada ramificação da família Souza Leão, na tentativa de perpetuar a história, apresenta uma versão diferente da receita. Os ingredientes dessas várias receitas são sempre os mesmos, apenas as quantidades e o método de cocção sofrem pequenas alterações.

Independentemente de qual receita for utilizada, o resultado final será um bolo saboroso, bastante denso, perfumado ao leite de coco e que nos remete à uma textura semelhante a um pudim de pão.

_________________




Bolo Souza Leão




Ingredientes

500 g de açúcar refinado

240 ml de água

2 ramas de canela

6 cravos

Sementes de erva doce

200 g de manteiga sem sal

1 c. de chá de sal

500 g de massa de mandioca (massa puba ou carimã*)

9 gemas

1 1/2 xíc. de chá de leite de coco




Modo de preparo


1. Fazer uma calda (115ºC) com o açúcar, a água e as especiarias.

2. Passar a calda por uma peneira para retirar as especiarias e adicionar a manteiga e o sal. Reservar.

3. Bater a massa de mandioca com as gemas (uma a uma), intercalando com o leite de coco até obter uma massa cremosa. Fiz na batedeira, utilizando a raquete.

4. Passar essa mistura três vezes pela peneira. (algumas receitas pedem que esse processo seja realizado de oito à dez vezes).

5. Incorporar a calda de açúcar previamente reservada à massa de mandioca.

6. Colocar a massa em uma forma untada com bastante manteiga e levar ao forno (200ºC), em banho maria, por 1 hora (também é possível levar ao forno sem banho-maria, somente a textura será mais densa).

7. Espere amornar para desenformar. Sirva frio.