quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Geladeira

Chegar em casa é uma delicia,e abrir a geladeira com tudo fresco idem,eu odeio geladeira bagunçada,acho o fim dá vontade quando vejo algo mal organizado de meter uma vassoura e arrumar e limpar tudo,sou neurotico com isso já me falaram,e dai ?ninguem nada tem haver com isso,pelo menos na minha casa a geladeira é limpa !!! enfim vamos lá aqui não é consultorio de psicologo..geladeira limpa..alimento saudavel..igual á saude boa .segue abaixo umas dicas que li no livro D.Benta...bem bom por sinal..esse lance de ter esse livro e ser chamado de Amelia ou Amelio rsrs é coisa do passado.se puder ter tenham..é bom bom ....





Para limpar por dentro faça a seguinte solução:
Para cada litro de água 02 colheres (sopa) de vinagre branco (é mais suave) ou bicarbonato de sódio. Molhe uma esponja nessa mistura e passe no interior da geladeira. Ou vá aspergindo e limpando. Seque com um pano. A limpeza externa deve ser feita com uma esponja embebida em água e sabão neutro.

Evite o mofo da borracha de vedaçãoda seguinte forma: para cada copo de água, coloque 2 colheres (sopa) de água sanitária e aplique com uma escova de dentes e seque depois. Para manter a qualidade da borracha passe um pano com vaselina líquida após a limpeza e faça o degelo sempre que a camada de gelo atingir a espessura de 1 centímetro.

Já a organização da geladeira se procede dessa maneira^:

* Leite e seus derivados, bacon presunto, iogurte, ficam na primeira prateleira, ou se a sua geladeira tiver a gaveta embaixo do congelador, lá é o lugar deles.
* Margarina, maionese, catchup, molhos em geral, água, refrigerantes são acondicionados na porta da geladeira.

* Os ovos devem se guardados nas prateleiras intermediárias, e nunca na porta, pois são frágeis e estragam com facilidade por conta do frequente abrir e fechar da porta. Acondicione-os, de preferência em um porta ovos.

* Frutas como abacaxi, mamão, melão, melancia devem ser limpas, cortadas e acondicionadas em recipientes com tampa ou coberta com papel-filme por no máximo 3 dias. Dê preferência às vasilhas quadradas, retangulares, menos as redondas, pela facilidade de acomodar e ganhar espaço na geladeira.

* Os frios e legumes dever ser lavados e guardados em recipientes limpos e ou em sacos novos e secos.

* Não usou todo o enlatado? Retire da embalagem e acomode num recipeinte limpo, seco e com tampa. Principalmente extrato de tomate, e para que ele dure mais coloque uma camada de azeite de oliva por cima, evitará qualquer tipo de bolor.

* As carnes devem ser separadas e etiquetadas com o nome e a data que irão ao freezer ou congelador, e setorize-as, pr a ficar mais fácil de encontrar o que quer.

E para manter a geladeira longe de qualquer cheiro ruim, não guarde nada destampado e nada de carvão, casca de ovo seca, essas baboseiras não funcionam, já dei a cara à tapa. O que realmente funciona é colocar num potinho 2 colheres (sopa) de pó de café com 5 a 6 cravos da índia, e deixe na porta da geladeira. Troque a mistura a cada 15 ou 20 dias.