terça-feira, 25 de outubro de 2011

Madeleines de parmesão e manjericão





Madeleines de parmesão e manjericão
- xícara medidora de 240ml

8 colheres (sopa) - 113g - de manteiga sem sal, derretida
1 xícara (140g) de farinha para bolos – usei farinha de trigo comum
3 colheres (chá) de manjericão fresco, bem picadinho
1 colher (chá) de flor de sal + um pouquinho extra para polvilha
¼ colher (chá) de pimenta do reino moída na hora
4 ovos
¼ colher (chá) de cremor tártaro
2 colheres (sopa) de açúcar
1 xícara de queijo parmesão ralado + um pouquinho extra para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 190ºC; você assará as madeleines na terça parte inferior do forno (preferi assar na parte de cima para não queimar).
Pincele uma forma de madeleines com 12 buraquinhos com 2 colheres (sopa) da manteiga já derretida. Polvilhe com farinha e retire o excesso.

Peneire a xícara de farinha numa tigela e misture levemente o manjericão, 1 colher (chá) de flor de sal e a pimenta. Reserve.
Na batedeira, usando os batedores de arame, bata os ovos em velocidade alta até obter um creme amarelinho e fofo, cerca de 3 minutos. Acrescente o cremor tártaro e o açúcar e bata até que a mistura caia do batedor de formando uma “fita”. Com a ajuda de uma espátula de borracha/silicone, misture delicadamente os ingredientes reservados e o parmesão, e em seguida faça o mesmo com a 6 colheres (sopa) restantes de manteiga*.

Coloque a massa na forminha preparada, enchendo cada molde até o limite máximo. Asse até que as madeleines voltem ao serem apertadas levemente com a ponta dos dedos, cerca de 12 minutos. Retire-as imediatamente da forma e deixe esfriar numa gradinha.
Salpique com um pouquinho de flor de sal e queijo extras e sirva.

* a receita não pede, mas deixei a massa na geladeira de um dia para o outro

Rend.: 18 madeleines – fiz meia receita e consegui 15 - cada buraquinho da minha forma tem capacidade para 1 colher (chá) de massa