quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Móveis de madeira sustentável







Com uma interferência tão forte no meio ambiente, a indústria moveleira não podia ficar de fora da abordagem sustentável. A exploração da madeira, recurso natural tradicional na confecção de móveis, vem sendo especialmente discutida por conta do vínculo com o desmatamento ilegal.
Para responder à pressão por uma conscientização ecológica, várias empresas madeireiras aderiram a diretrizes de extração e produção que minimizam os impactos ambientais. Reaproveitamento de materiais, preferência por árvores reflorestadas, otimização de gasto energético e responsabilidade social são práticas consideradas sustentáveis.
Um reflexo da adoção da postura do ecologicamente correto é a instituição do Biomóvel por indústrias da região do Planalto do Norte, no estado de Santa Catarina, expressivo exportador de móveis. O selo regional segue rigorosamente os princípios de sustentabilidade exigidos pela cartilha de exigências de certificação florestal internacional FSC (Forest Stewardship Council).
No Brasil, conforme Flávio Carlos Geraldo, membro da diretoria da Associação Brasileira de Preservadores de Madeira, os rigores legais relacionados à preservação ainda são flexíveis. O selo de qualificação nacional da madeira está em processo de criação e cumprirá a função de credenciamento de empresas do setor.
Por enquanto, conta-se com o bom senso do consumidor na hora de escolher os móveis para a casa. Investigar o processo de produção da empresa é um dos caminhos para garantir que seu espaço não será decorado à custa da degradação ambiental irregular. A seguir, veja móveis em madeira produzidos sob o olhar da sustentabilidade.
Abaixo um site que conheço e sei da condição de usar madeiras sustentáveis.

http://www.ziph.com.br/